Fundamental em Foco – Ano Internacional das Línguas Indígenas 2019
As diferentes metodologias de ensino que colocam o estudante como protagonista do processo de aprendizagem e dão significado aos objetos de conhecimento. A exemplo, e que foram aplicadas durante o semestre letivo, temos a utilização de metodologias ativas e aprendizagem maker com a utilização de tecnologias digitais e comunicação e informação) para a retomada, revitalização, valorização e preservação de línguas indígenas associadas à língua portuguesa no Colégio de Orientação e Estudos Integrados (COESI).
O tema norteador “Raízes Indígenas : contextos, saberes e conexões entre mundos” segue os programas da Organização Educacional, Científica e Cultural das Nações Unidas (UNESCO). são programas que contribuem para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2015. O Programa de Escolas Associadas (PEA-UNESCO) tem por objetivo principal criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Suas atividades estão voltadas a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco.
O COESI, alinhado à UNESCO e totalmente integrado ao tema PEA-UNESCO 2019 – ano internacional das línguas indígenas, desenvolveu o tema norteador das ações pedagógicas a serem desenvolvidas em 2019, a exemplo o Projeto “Aracaju”. Que foi desenvolvido a fim de estabelecer as contribuições e influências promovidas pelos povos indígenas em Aracaju, pois historicamente a cidade nasceu a partir de uma aldeia indígena. Por volta do ano 1000 e com a chegada de novos povos aconteceram as transformações no território e os povos indígenas migraram para outras regiões, sendo necessário o estudo para resgatarmos a cultura dos povos indígenas e principalmente sua língua materna.
A relevância do projeto é a construção do conhecimento da diversidade cultural (que envolvem não somente a linguagem) garantindo uma aprendizagem significativa. Além disso, visa retomar, revitalizar, valorizar e preservar as de línguas indígenas associadas à língua portuguesa no Colégio de Orientação e Estudos Integrados e no cotidiano do aluno COESI, perpetuando-se durante a trajetória de vida dele.